DISPUTAS ACIRRADAS: Veja 10 cidades onde o segundo turno está tecnicamente empatado

As campanhas eleitorais para o pleito municipal de 2024, movimentaram todos os municípios brasileiros.
De acordo com o Divulga Cand, mais de 15 mil pessoas registraram candidaturas para Prefeito por todo o país, no pleito do dia 6 de outubro.

Após o primeiro turno, apenas 51 cidades terão uma nova oportunidade para definirem quais serão os seus Gestores nos próximos quatro anos.

Nessa matéria, o Você Sabia Paraíba apresenta 10 municípios onde as disputas tendem a ser bastante acirradas e decididas por uma margem mínima de votos.

Abílio Brunini x Lúdio Cabral – Cuiabá: O embate entre o Deputado Federal Abílio Brunini (PL) e o Deputado Estadual Lúdio Cabral (PT), está tecnicamente empatada de acordo com a última pesquisa Quaest.

Bruno Cunha Lima x Jhony Bezerra – Campina Grande: A disputa na Rainha da Borborema tem tudo para ser uma das mais acirradas da história de Campina.

O Prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) venceu o primeiro turno ao atingir 48,22% dos votos, contra 34,58% de Jhony Bezerra (PSB).

As últimas pesquisas demonstram que teremos uma eleição mais acirrada do que muitos imaginavam antes do pleito, com Bruno tendo 48% e Jhony 42%, de acordo com o levantamento da Real Time Big Data.

Evandro Leitão x André Fernandes – Fortaleza: Em mais uma disputa PT x PL, o jovem Deputado Federal saiu na frente no primeiro turno, mas de acordo com as últimas pesquisas, existe uma tendência de virada.
André teve 40,20% dos votos no primeiro turno, contra 34,33% de Evandro Leitão, que atualmente é Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

A força do PT no Estado e a sensação de mudança nos números se reflete na pesquisa Quaest divulgada nesta última quarta (23), que traz à liderança para Evandro que atinge 44%, contra 42% de Fernandes.

Janad Valcari x Eduardo Siquera – Palmas: A disputa em Palmas aparenta ser uma das mais prováveis para uma possível virada. A Deputada Estadual Janad Valcari (PL), venceu o primeiro turno, ao atingir 39,22% dos votos.

O ex-Prefeito, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal, Eduardo Siqueira (Podemos) teve 32,42% dos votos, e aparenta estar na frente de acordo com as últimas pesquisas.

A Quaest divulgada no último dia 15, trouxe uma vantagem de 4 pontos para Siqueira, que aparece com 47%, contra 43% de Valcari.

Mariana Carvalho x Léo Moraes – Porto Velho: A capital de Rondônia pode ter uma das eleições mais imprevisíveis da sua história. A ex-Vereadora e Deputada Federal Mariana Carvalho (União Brasil), venceu o primeiro turno com uma vantagem considerável para o também ex-Vereador e Deputado Léo Moraes (Podemos).Mariana teve pouco mais de 44% dos votos, enquanto Léo atingiu 25,65%. Mas às últimas pesquisas dão conta de um acirramento extremo neste segundo turno.
A pesquisa Quaest, divulgada no último dia 18, trouxe uma vantagem de apenas um ponto percentual para Mariana, que aparece com 43%, contra 42% de Léo.

Bruno Engler x Fuad Norman – Belo Horizonte: A carreira política do Prefeito Fuad Norman (PSD), teve quase que toda a sua totalidade, o Secretariado como principal forma de atuação. Após ser Secretário Estadual e Municipal por mais de 10 anos, foi alçado a companheiro de chapa do Prefeito Alexandre Kalil que foi reeleito em 2020.
Após a renúncia de Kalil para disputar o Governo em 2022, Norman assumiu o cargo. Mas o Prefeito não foi o líder no primeiro turno, ficando atrás do jovem Deputado Federal Bruno Engler (PL).

Bruno teve 34,38% dos votos, contra 26,54% do Prefeito. Mas a última pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta (23), traz a vantagem para o Prefeito Fuad com 46%, enquanto Engler aparece com 40%.

Eduardo Pimentel x Cristina Graeml – Curitiba: A disputa na capital paranaense engloba dois candidatos sem muita experiência política. Eduardo Pimentel (PSD) é o atual Vice-Prefeito e conta com o apoio do Prefeito Rafael Greca.
Já a sua adversária, Cristina Graeml (PMB), é uma jornalista que estreia em disputas políticas nestas eleições e que surpreendeu ao chegar no segundo turno.

Pimentel venceu por uma pequena margem no primeiro turno e a tendência é que o equilíbrio se mantenha, com às pesquisa apontando o Vice-Prefeito com 42% e a Jornalista tendo 39%.

David Almeida x Capitão Alberto Neto – Manaus: O Prefeito David Almeida (Avante) largou na frente do Deputado Federal Alberto Neto (Republicanos), no primeiro turno.

O atual Gestor teve pouco mais de 32% dos votos, contra 24,94% de Neto. O Deputado concentra suas forças no apoio do jovem Deputado Amom Mandel que ficou na terceira colocação.

A amostra da última pesquisa Quaest do dia 19 de outubro, dá uma vantagem mínima para o Prefeito, que aparece com 43%, enquanto o Deputado tem 41%.

Paulinho Maia x Natália Bonavides – Natal: O pleito em Natal é um embate de estilo e gerações. Paulinho Freire (União Brasil), já foi Vereador de Natal, Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice-Prefeito e Prefeito por um curto período em 2012.
Natália (PT), começou sua carreira no movimento estudantil, depois se tornando Advogada do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e de outras organizações sociais. Após ser eleita Vereadora de Natal em 2016, Bonavides está no seu segundo mandato como Deputada Federal, como a mais votada do Estado nas últimas eleições.

No primeiro turno quem saiu na frente foi Paulinho Freire que atingiu pouco mais de 44% dos votos, enquanto Natália teve 28,45%.

A última pesquisa Quaest divulgada no último dia 14, traz uma vantagem de 6 pontos percentuais para Paulinho, que tem 45%, contra 39% de Natália.

Adriane Lopes x Rose Modesto – Campo Grande: A disputa na capital do Mato Grosso do Sul engloba duas representantes com bastante história na política do Estado. A Prefeita Adriane Lopes foi Vice-Prefeita entre 2017 e 2022, quando o Prefeito Marquinhos Trad renunciou ao mandato para disputar o Governo.

Rose Modesto foi Vereadora de Campo Grande, Vice-Governadora e Deputada Federal, sendo candidata ao Governo nas últimas eleições.

A Prefeita levou o primeiro turno ao atingir 31,67% dos votos, contra 29,56% de Modesto e a vantagem parece se manter a mesma de acordo com às pesquisas, pois Adriane aparece com 42%, enquanto Rose tem 39%, segundo a Quaest, divulgada no último dia 16.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba
Foto: MPPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top