A Operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (25) e o Exército Brasileiro, responsável pelo programa, alega falta de verbas. Na Paraíba, o serviço leva água potável para 159 municípios e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, confirmou a paralisação do programa. E informou aos coordenadores da Defesa Civil que a suspensão da operação ocorre devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal.
O Conversa Política, blog do Jornal da Paraíba, apurou que a partir desta segunda-feira (25) deverá ser interrompido inicialmente os pipeiros pessoa física, o que deve impactar 140 mil pessoas. As pessoas jurídicas devem continuar o serviço até o dia 2 de dezembro.
Em nota, o Exército afirma que vem tentando evitar a interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais.
O presidente da Famup, George Coelho, disse que vai buscar a bancada federal da Paraíba para conseguir recursos complementares para que a Operação continue na Paraíba. “Estamos já solicitando à bancada federal porque água é vida e essas pessoas não podem ficar sem água”, reiterou.
A Operação Carro-Pipa, do governo federal, tem como objetivo promover o abastecimento de água potável para o consumo humano na região do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. Na Paraíba, cerca de 272.990 são impactadas pela ação.
O Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há 26 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os ministérios doa Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa.