Prefeitura debate letramento étnico-racial dentro da programação do Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, em parceria com à Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Governo do Estado da Paraíba (SEMDH/PB), realiza uma roda de conversa com o tema ‘Letramento Étnico-Racial para Enfrentamento ao Racismo’, nesta segunda-feira (18), a partir das 10h, na sede da Coordenadoria, no Parque Solon de Lucena, 216, no Centro.

A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data é atribuída ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, uma das maiores referências no movimento negro do País, em função disso a data foi reconhecida como feriado nacional desde 2023.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Geraldo Filho, destaca que o tema é essencial para fortalecer o conhecimento sobre as raízes da nossa linguagem e da consciência negra.

Segundo ele, vão compor a mesa Emanuele Costa, gerente operacional de Enfrentamento ao Racismo, da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB); Marcos Nascimento, coordenador do Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula (SEMDH/PB) e Marli Soares, da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba e Gerência Racial do Estado.

“O letramento racial, na verdade, é uma decodificação das palavras, ou seja, o verdadeiro sentido de palavras. Porque tem algumas palavras que são racistas ainda, mesmo você falando no seu cotidiano, sem se dar conta, que para você pode ser normal, mas para o povo preto não é normal. Então a gente tem que redecodificar”, explica Marli Soares.

A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra segue acontecendo no próximo dia 21 de novembro (quinta-feira) com a VI Marcha de Rua, organizada pelo Marcha da Negritude Unificada-PB com o tema “Democracia e Memória para o Povo Negro: Equidade Racial e Reparação”.

De acordo com a programação do evento, os participantes se concentram na Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa, às 15h, em frente ao Teatro Santa Rosa. A partir das 16h30 a Marcha segue para o Parque Solon de Lucena, onde vai acontecer o ato oficial. “Essa será a sexta edição que estamos promovendo. A primeira foi em 2019 e, na sequência, mantemos o calendário a cada ano para fortalecer a nossa causa”, destaca Marli Soares, que está à frente da coordenação da Marcha.

Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa está localizada no Parque Solon de Lucena, 216, Centro. Mais informações sobre os serviços oferecidos através do telefone 3222-8853 ou WhatsApp (83) 98730-6036.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top