Os eleitores da Paraíba reelegeram 107 dos 111 candidatos que tentaram um segundo mandato. O número representa uma taxa de sucesso de 97,3% entre os candidatos à reeleição nas eleições municipais de 2024, segundo dados da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).
Os últimos dois prefeitos reeleitos no segundo turno, realizado neste domingo (27), foram Bruno Cunha Lima (União Brasil), em Campina Grande, e Cícero Lucena (PP), em João Pessoa.
De acordo com a Famup, os quatro candidatos que não conseguiram a reeleição foram: Geraldo Serafim (MDB), de Cuitegi; Zezinho da Rapadura (PSB), de Lagoa de Dentro; Eudim de Dé, de Riacho dos Cavalos; e Irani Alexandrino (Republicanos), de Coremas.
Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 80% dos prefeitos atuais conseguiram se manter no cargo em todo o Brasil. Na Paraíba, o histórico de reeleição é alto, com uma média de 71%. Desde o início da série histórica, o estado nunca deixou de reeleger pelo menos 62% de seus prefeitos.
Os prefeitos reeleitos assumem o novo mandato a partir de 1º de janeiro de 2025 e têm a responsabilidade de administrar seus municípios pelos próximos quatro anos.